Se você está planejando construir um novo blog, fazer uma migração ou otimizar seu blog atual, uma das primeiras perguntas que você pode ter é sobre a estrutura para otimização de mecanismos de pesquisa.
Com tanto debate sobre o uso de subdomínio ou subdiretório, você pode não ter certeza de qual opção é a melhor e como essa escolha afetará seu SEO.
Para te ajudar, vamos dar uma olhada mais de perto nos prós e contras de cada um. Vamos lá!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Qual a importância da estrutura do site para o SEO
A otimização para o mecanismo de pesquisa, ou SEO, é super importante para o Marketing Digital. Quando você otimiza suas páginas da web – incluindo as postagens do seu blog – você torna seu site mais visível para as pessoas que estão usando buscadores.
A estrutura do seu site está relacionada à forma como você organiza as informações para disponibilizá-las aos visitantes e aos mecanismos de pesquisa.
E é possível – ou até mesmo provável – que você não tenha planejado a estrutura de seu site, mas apenas “deixado acontecer” à medida que você cria novas páginas e publica novos artigos.
Uma estrutura cuidadosamente planejada, não só garante uma melhor experiência do usuário, como também pode fazer uma grande diferença para o seu SEO.
Uma boa estrutura, associada a um carregamento rápido, outros sites mencionando você como uma fonte confiável são todos elementos importantes para melhorar seu posicionamento nos buscadores.
Quanto mais clara estiver sua hierarquia de conteúdo e como as páginas se relacionam, mais fácil será para a indexação do Google, impactando diretamente no seu desempenho nas páginas de pesquisa.
Mas, falando agora de subdomínio e subdiretório, como eles afetam seu SEO?
Segundo John Mueller, analista sênior de tendências para webmasters do Google:
“A Pesquisa na Web do Google funciona bem com o uso de subdomínios ou subdiretórios… use o que funciona melhor para sua configuração e pense em seus planos de longo prazo ao escolher um ou outro.”
Bom, o expert falou: em relação ao SEO, os dois funcionam. Então, escolher o melhor se trata mais de escolher o que funciona melhor para a estrutura que você pretende construir, do que escolher o que dará mais visibilidade.
Subdomínios e os subdiretórios compartilham algumas semelhanças, mas são muito diferentes um do outro.
Vamos entender as particularidades de cada um? Continua com a gente!
O que é um subdomínio?
Você já deve saber que o seu domínio é o endereço do seu site principal.
O nosso domínio, por exemplo, é “conexorama.com”.
Um subdomínio, então, é um segmento de um domínio e pode ser considerado um ”subconjunto” do domínio principal.
Pense no domínio como um condomínio de casas. Cada subdomínio seria uma casinha desse condomínio!
Resumindo, é como um site autônomo, um ramo do domínio principal.
Para ficar mais fácil de entender, vamos de exemplo:
Nossas Landing Pages, por exemplo, ficam em um subdomínio: conteudo.conexorama.com
Na imagem acima, você pode ver que o subdomínio está listado antes do domínio primário.
É comum optar por um subdomínio para separar uma seção do domínio principal.
Uma curiosidade é que o Google trata os subdomínios como sites totalmente diferentes. Qualquer conexão entre eles depende do sistema de interligação que o proprietário do site implementa.
O que é um subdiretório?
Um subdiretório fica sob o domínio principal e contém conteúdo relacionado a tópicos – da mesma forma que organizamos as pastas no nosso computador.
Inclusive os subdiretórios também são conhecidos como subpastas.
Ao olhar para um URL, você encontra os subdiretórios após o domínio principal. Um exemplo é o nosso Blog, esse mesmo que você está lendo agora. Ele está em um subdiretório que reúne todas as publicações feitas como “posts” dentro do WordPress.
Outro exemplo de subdiretório, por exemplo, é o que reúne os nossos Cases, um agrupado de todas as páginas dentro da categoria “case de sucesso”.
“Mas se o blog está dentro de um subdiretório, porque a URL dos artigos não tem ‘/blog/’antes da slug?”
Essa é uma ótima pergunta!
É possível ocultar o “código” do subdiretório de uma URL através de ajustes na programação do seu blog. O processo é um pouco complexo para quem é leigo, então converse com seu programador antes de tentar qualquer coisa, ok?
Qual a principal diferença entre subdomínio e subdiretório na estratégia SEO
Como já falamos, há muito debate sobre qual estrutura de site é melhor para SEO e, se você pesquisar sobre isso, com certeza vai encontrar informações bem diversas e até mesmo divergentes.
Tecnicamente, um site pode usar um subdomínio e uma estrutura de subdiretório.
Os subdomínios geralmente terão pelo menos algumas subpastas para organizar o conteúdo, mas provavelmente não tantas quanto um subdiretório. Isso ocorre porque há uma variedade menor de conteúdo em um subdomínio do que em um domínio principal com subpastas.
Portanto, é importante entender qual será a estrutura primária do seu site.
Escolher um subdomínio ou um subdiretório não afetará o rastreamento que o Google faz do seu site, mas afetará a forma como ele visualiza a estrutura do seu site, pois trata os subdomínios como se fossem um site separado.
No mundo do SEO, muitos profissionais acreditam que isso pode prejudicar o tráfego orgânico e as classificações gerais, porque você está dividindo seu conteúdo e valor de SEO entre mais de um site.
Enquanto isso, estruturar seu site com subdiretórios reúne toda a força para o domínio principal, dando a ele todo o potencial de SEO que vem de backlinks, conteúdo e muito mais.
Como a mudança da estrutura pode afetar a estratégia de SEO
Em um estudo da Semrush que analisou 150.000 sites, 42,5% dos sites tinham links internos quebrados.
Quando você inicia um processo de reformulação de um site, ou mesmo quando está há muito tempo publicando conteúdos, algumas páginas serão movidas e algumas até serão excluídas.
Mas essa mudança pode ter enormes consequências. Isso ocorre porque existem links por aí já apontando para o URL antigo, então quando as pessoas (e bots) os seguem, eles acabam em uma página de erro.
A menos que você use redirecionamentos de URL , você não está apenas perdendo seu tráfego de referência, mas também perde a autoridade da página e do domínio que esses backlinks já criaram.
Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com a questão de subdomínio e subdiretório, mas eu explico: uma mudança na estrutura do seu site pode causar uma enxurrada de links quebrados.
Então, se você pretende migrar o seu blog de um subdomínio para um subdiretório (ou vice-versa), ou mesmo trocar o domínio do seu site, saiba que isso pode impactar muito seu desempenho nos resultados de pesquisa, afetando seus acessos orgânicos.
[Dica Extra] Onde é mais comum vermos subdomínios e subdiretórios?
Só porque o Google afirma que não há problema em usar subdomínios ou subdiretórios, isso não significa dizer que não há benefícios de um sobre o outro.
Colocando de outra forma:
Você será penalizado por hospedar o conteúdo do blog do seu site em um subdomínio? Não. Mas se esse conteúdo (e quaisquer links para ele) podem ajudar seu domínio principal a ter uma classificação melhor e ganhar mais tráfego, por que dividir a autoridade dele dessa forma?
Por isso é comum ver um aumento na visibilidade orgânica geral e no tráfego (em comparação com os dois vistos separadamente) ao migrar subdomínios para subdiretórios.
No fim, não existe certo ou errado, melhor ou pior. Tudo depende do seu negócio, das suas estratégias e das particularidades do seu site.
Para um blog ou loja de comércio eletrônico, por exemplo, vale a pena considerar que seja hospedado em um subdiretório.
Mas se for uma página de orçamentos ou um conteúdo que provavelmente não agregará valor à autoridade de domínio do seu site (como uma página de uma campanha promocional temporária, por exemplo), não tem necessidade de usar os subdiretórios.
Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma opinião diferente? Comenta aqui pra gente!