O Marketing Digital não para de evoluir, assim como todas as ferramentas e estratégias de otimização. Especificamente no caso do SEO (Search Engine Optimization), que cada vez mais é influenciado pelo hábito dos consumidores e a aprendizagem das máquinas.
Outra questão que não podemos deixar de lado é o fato de que o número de conteúdos na Internet cresce de maneira assustadora. Isso acaba aumentando a concorrência na hora de rankear um conteúdo.
Então, o que podemos fazer?
É aí que entram os Topic Cluster, uma estratégia de organização de conteúdos que ajudará você a colocar o seu artigo no topo!
Como você já deve ter visto logo acima, PARAR DE APRENDER NÃO É UMA OPÇÃO! Então, vamos conhecer mais sobre os Topic Clusters e como a adoção dessa estratégia irá beneficiar o seu trabalho no marketing digital.
O que você vai encontrar nesse artigo:
O que são Topic Clusters?
Estratégia definida pela Hubspot, os Topic Clusters buscam organizar os conteúdos de seu blog, combinar volume de tráfego e autoridade em um tema específico, e dessa forma, aumentar a visibilidade de suas páginas.
De forma resumida, é como se em volta de um tema principal, você organizasse os conteúdos afins, trabalhando-os de forma interconectada.
Quer um exemplo prático?
Você possui um site especializado em esportes radicais. Ao invés de escrever 50 artigos curtos sobre paraquedismo, você deverá produzir um conteúdo mais completo e aprofundado sobre o tema, de forma que responda as principais dúvidas de seu público.
Então, para enriquecer esse material, você pode escrever outros artigos que complementam as informações e estejam linkados naquele conteúdo mais completo.
http://gph.is/29aHmEg
Como organizar um Topic Cluster?
O Topic Cluster possui uma estrutura simples, formada por três elementos:
- Post Pilar
- Clusters
- Links internos
Esses elementos precisam formar uma estrutura lógica, de forma que o produtor de conteúdo consiga ter uma visão geral do seu trabalho e para que também possa mensurá-lo.
Agora, vamos conhecer com mais detalhe cada um desses elementos.
Post Pilar
O artigo escolhido para ser o post pilar é aquele mais completo, o que funcionará como a estrutura principal do grupo.
Esse conteúdo deverá englobar os principais pontos do tópico tratado e, consequentemente, ter sido produzido em torno de uma palavra-chave com alta relevância para a sua estratégia de negócio e, é claro, para o seu funil de vendas.
É importante destacar que nem sempre essa palavra-chave será uma head tail ou de topo de funil. É que essa escolha dependerá da sua estratégia, o que significa que não existirá um padrão na escolha das palavras-chave.
O fato é que o post pilar deverá refletir a sua estratégia de rankeamento e o seu objetivo de conversão, tratando sempre de tópicos que são fundamentais para sua empresa e que estão conectados aos seus objetivos.
Clusters
Definido o seu post pilar, o próximo passo é selecionar os conteúdos que estão relacionados e giram em torno desse artigo principal.
Enquanto o post pilar é mais abrangente, os clusters são matérias mais específicos e trabalham determinado tema de forma mais minuciosa.
Aqui um lembrete importante:
É fundamental que o post pilar aborde ou faça referência a todos os clusters selecionados. A dica é que para cada post pilar sejam listados de 10 a 30 clusters (isso não é uma regra!).
Lembra do nosso exemplo sobre paraquedismo? Nesse caso, nossos clusters poderiam ser:
- Escolas de paraquedismo
- Regras do paraquedismo
- Equipamentos de segurança para paraquedismo
- Modalidades de paraquedismo
- Benefícios do paraquedismo
- Riscos do paraquedismo
- Onde comprar materiais de paraquedismo
- Instrutores de paraquedismo
- Quanto custa praticar paraquedismo
- Curiosidades do paraquedismo
Para descobrir os seus clusters, a dica é utilizar ferramentas de busca de palavras-chaves! ?
Links internos
Como você já sabe, o post pilar e os clusters precisam estar conectados. E para que isso aconteça utilizamos os links internos, uma estratégia já conhecida e importante para o rankeamento no Google.
Mas atenção!
A linkagem dos clusters no post pilar não pode ser feita de qualquer forma. Como tudo em marketing digital, é preciso planejamento e estratégia! Veja algumas regrinhas que podem te ajudar:
- Sempre link o cluster ao post pilar. A recomendação é que o primeiro link vá para o post pilar, mas isso não é obrigatório.
- O post pilar deve linkar de volta para o cluster.
- Utilize textos âncora de forma estratégica. Aqui temos um vídeo incrível sobre textos âncora para te ajudar!
E como as ferramentas de busca entendem Topic Clusters?
Já parou para pensar de que forma você realiza uma pesquisa no Google ou pede ajuda a Siri? Você utiliza uma linguagem mais formal e apenas palavras-chaves ou pesquisa de forma mais complexa e casual?
A segunda opção é mais próxima da nossa realidade, afinal de contas, quando pesquisamos já sabemos que os buscadores consideram nosso comportamento. De forma bem resumida, é como se o Google, a Siri ou qualquer outra ferramenta de busca nos conhecesse. O que não deixa de ser verdade.
Como essas ferramentas já possuem dados de suas pesquisas anteriores, elas “entendem” sua demanda e o direcionam para aquele resultado que mais se aproxima de seu perfil. E isso acontece porque não apenas os seus dados são avaliados, mas também os dados das páginas que podem oferecer a melhor resposta.
As ferramentas de busca compreendem o valor de páginas que possuem uma relação semântica entre outras páginas que estão conectadas. Ou seja, elas conseguem detectar se os artigos fazem sentido e se complementam ao analisar o histórico do leitor e sua relação com o tema apresentado.
Ao colocar uma página no topo dos resultados de busca, as ferramentas fazem um cruzamento de dados e destacam aquelas que fazem mais sentido e possuem maior profundidade em determinado assunto ou palavra-chave. E é por isso que o Topic Cluster é cada vez mais fundamental nos resultados da pesquisa.
De forma resumida, o Topic Cluster irá proporcionar a sua estratégia:
- Melhor rankeamento do site.
- Aumentar a visibilidade de seus conteúdos.
- Manter a sua audiência.
Quem tem medo do Google?
Você tem medo das atualizações do Google?
Sinceramente, espero que não! Isso porque toda atualização do Google tem apenas um objetivo: oferecer a melhor resposta aos usuários.
É claro que do ponto de vista do usuário isso é sensacional. Mas e no nosso caso, como produtores de conteúdo?
O segredo é observar a forma como estamos consumindo as informações. Isso diz muito sobre as possíveis mudanças de algoritmos ou aparecimento de novas técnicas.
Outro ponto é: Não pare de produzir conteúdo! E melhore sempre aquilo que já está em seu site. Comece a pensar seus conteúdos já com uma estrutura pronta para aplicar a estratégia de Topic Clusters.
E o mais importante: NÃO PARE DE APRENDER NUNCA! Em nosso blog você encontra uma série de artigos e materiais que podem te auxiliar a desenvolver melhor suas estratégias e encontrar soluções para suas dúvidas. Fique de olho!