Blog, Marketing de Conteúdo, Visitantes Qualificados,

Como definir Personas de forma rápida e efetiva

Por Gabriella Szpoganicz em 24 de Maio de 2016
Você já foi questionado sobre seu público-alvo em alguma situação? Saiba como definir Personas de forma rápida e efetiva!
Leitura de 4 minutos
Como definir Personas de forma rápida e efetiva
5 (100%) 8 votes

Você já foi questionado sobre seu público-alvo em alguma situação? Com certeza já ouviu falar sobre o assunto. Um dos pontos de maior destaque na hora de vender é saber para quem vender, ou seja, saber quem se interessa pelo seu produto ou serviço, afinal toda a comunicação precisa ser voltada para este perfil de pessoa.

É nesse momento que surge a dúvida: “Mas eu vendo para diferentes perfis, como faço para definir meu público-alvo?” É aí que entra a Persona. Persona nada mais é do que a personificação do seu público-alvo. Em outras palavras, para defini-la, você deve criar um personagem que represente seus compradores.

Você tem diferentes perfis de compradores? Ótimo! Você precisa ter diferentes Personas. Não existe um número exato, desde que o seu público-alvo esteja bem representado pelos personagens que você criou.

O que você vai encontrar nesse artigo:

Mas como definir uma Persona?

Para começar, é preciso identificar características comuns entre os seus potenciais consumidores. Nada mais indicado do que um questionário com perguntas sobre o seu dia a dia, seu comportamento e suas necessidades.

Criamos um roteiro para ajudar na definição das suas Personas. Confira!

Perguntas pessoais

1. Sexo
2. Idade
3. Formação
4. Profissão
5. Renda
6. Com quem mora

Perguntas relacionadas a comportamento

7. O que as pessoas falam sobre sua Persona?

Exemplo: Bem comunicativo, conhecido por entregar bons resultados no prazo, organizado e sempre pesquisa muito antes de comprar.

8. O que sua Persona faz em um dia normal?

Exemplo: Algumas reuniões durante o dia, toma decisões importantes, faz a gestão das atividades da sua equipe e apresentação de resultados aos superiores.

9. O que sua Persona mais gosta na vida?

Exemplo: Ficar com a família e aproveitar aquilo que conquista a cada dia.

10. Que tipo de assunto interessaria para ela sobre o seu setor?

11. Que tipo de informações ela consome e em quais veículos?

12. Quem influencia as decisões da sua Persona?

Perguntas relacionadas a objetivos

13. Qual é o principal objetivo da sua Persona?

Exemplo: Ter uma vida bacana, se manter no emprego e poder levar a família para um hotel nas férias de verão.

14. Qual é o principal desafio da sua Persona?

Descrever os principais desafios que a sua empresa pode resolver.

15. Quais são os principais problemas da sua Persona?

Descrever os principais problemas ligados à solução da sua empresa.

16. O que a sua Persona quer?

Comente o que a sua Persona busca quando entra em contato com sua empresa. Foque na forma como ela se comunica.

17. O que sua Persona faria se pudesse?

Foque em descrever a vontade a sua solução. Indiferente se a Persona pode comprar agora ou não, se ela pudesse, buscaria o que?

18. Escolha um nome para sua Persona.

Lembre-se da importância de analisar e unificar as informações obtidas a partir do questionário, para assim criar os personagens da sua empresa, as Personas do seu negócio. Documente tudo, de modo que toda a empresa tenha acesso às Personas e possa focar suas estratégias nelas.

Como utilizar minhas Personas

Como já citado, empresas que registram suas estratégias garantem ações mais efetivas. Colocar em prática o que você aprendeu sobre o seu público-alvo é essencial para que seu negócio tenha sucesso no marketing digital, de modo que aumente suas conversões e, consequentemente, melhore suas vendas.

 

Personas

 

Mas, o que preciso fazer para que esse estudo não tenha sido em vão?

Entender o seu consumidor é fundamental para guiar todos os passos da sua empresa. Aproveite estas informações valiosas e produza conteúdos voltados para as suas Personas. Artigos para o blog, publicações para as redes sociais, materiais ricos para download, tudo deve ser baseado nelas.

Mantenha as suas Personas sempre a vista, de forma que todos na empresa possam ter acesso permanente e ilimitado às informações. E não tenha dúvida de que o processo de aquisição de novos clientes ficará muito mais otimizado se você conseguir oferecer o que eles procuram.

Comece a estruturar suas Personas e, caso encontre alguma dificuldade, não deixe de comentar. Teremos prazer em ajudá-lo nessa estratégia. Se gostou do artigo, curte e compartilha nas redes socais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Gabriella Szpoganicz

Gabriella Szpoganicz

Customer Success General Manager em Conexorama
Administradora, apaixonada por Marketing Digital e insuportavelmente organizada. Não consigo "deixar pra depois" um atendimento. Amo viajar, ler e não cozinhar.
Gabriella Szpoganicz