Blog, SEO,

SEO x SEM: Qual a diferença, afinal?

Por Ana Mendes em 25 de julho de 2018
Confira quais são as diferenças entre SEM e SEO e veja como esses dois recursos contribuem para sua página ganhar posições no Google!
Leitura de 5 minutos
SEO x SEM: Qual a diferença, afinal?
Avalie este artigo:

Quando se trata de Marketing Digital, um dos principais objetivos de qualquer empresa é estar entre as primeiras colocações no Google. E diante desse desafio, surgem várias estratégias de Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO). Mas uma dúvida que muitos profissionais de Marketing é têm é “SEO x SEM: qual a diferença, afinal?

Ainda que sejam conceitos com objetivos muito parecidos, existem diferenças fundamentais entre Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO). E se você é um profissional de Marketing, é importante que você as conheça. Só assim será possível traçar estratégias assertivas e que tragam bons resultados.

E é por isso que neste artigo vamos explicar mais detalhadamente quais são as diferenças entre Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO), além mostrar como esses dois recursos são importantes para a sua estratégia de Marketing. Confira!

Importância de estar entre as primeiras colocações no Google

Acredito que ninguém mais precisa ser convencido de que o Google é o mecanismo de busca mais utilizado (e muito utilizado!) no mundo. Arrisco até mesmo dizer que, antes de chegar a este artigo, você já fez diversas pesquisas ao longo do seu dia.

Seja para conferir o horário de funcionamento de um local, tirar dúvidas de português ou encontrar soluções para o seu problema, o Google é, com certeza, sua fonte inicial de consulta.

E é por este motivo que estar no topo dos mecanismos de busca é tão importante para a sua marca. Diversas pesquisas, estudos e mapas de calor comprovam que a maior parte dos cliques feitos pelos usuários estão nas primeiras colocações.

Para se ter uma noção, dados da imFORZA mostram que 18% do tráfego fica na primeira colocação do Google. Para o segundo lugar, já há uma queda considerável, alcançando apenas 10% dos usuários. A terceira e a quarta colocação recebem apenas 7,4% e 4,8% dos cliques, respectivamente.

Conseguiu perceber que estar além das quatro primeiras colocações do Google significa que você pouquíssimos usuários acessarão seu site?

SEO x SEM: entenda as diferenças

E é nessa necessidade de alcançar os primeiros lugares nos mecanismos de busca que tornam as estratégias de Search Engine Marketing (SEM) e de Search Engine Optimization (SEO) tão importantes. Mas você sabe qual a diferença entre elas?

Search Engine Marketing (SEM)

O Search Engine Marketing é uma estratégia que tem como objetivo traçar ações que façam uma empresa conquistar melhores posições na busca do Google, aumentando visibilidade e tráfego.

Se você já tem algum conhecimento de Marketing Digital, deve estar pensando: “ué, mas esse não é o mesmo objetivo do SEO?”.

E até é. Mas a diferença é que as técnicas de SEM envolvem não só a busca orgânica, mas também os links patrocinados. Entenda melhor:

Links patrocinados

Os links patrocinados do Google AdWords são uma ótima alternativa para fazer com que sua empresa apareça de forma imediata nas buscas do Google. Basta configurar um anúncio e pronto: sua página já vai começar a aparecer nas buscas com a palavra-chave definida por você.

Essa é uma estratégia muito interessante para quem busca resultados de curto prazo e tem possui recursos para investir em anúncios, já que existe um custo por clique.

Busca Orgânica

Por outro lado, a busca orgânica é outra forma de fazer com que sua empresa apareça nos resultados do Google, sem que para isso seja preciso fazer anúncios.

Essa exibição é totalmente gratuita e, como o próprio nome já diz, orgânica. No entanto, não há garantias de que a sua página vai aparecer nas buscas. Isso porque o Google utiliza inúmeras variáveis para posicionar uma página (inclusive, fontes dizem que a empresa modifica cerca de 500 vezes por ano os seus algoritmos).

Mas calma, não precisa se desesperar achando que é impossível obter bons resultados com a busca orgânica. Existem várias práticas que você pode adotar para conquistar melhores posições no ranking do Google. E é esse conjunto de ações que chamamos de Search Engine Optimization (SEO)!

Search Engine Optimization (SEO)

Conforme já mencionado, Search Engine Optimization (SEO) são as práticas que buscam otimizar o desempenho orgânico de uma página, com o objetivo de ganhar posições no Google – e outras plataformas de busca. Essa técnica gera tráfego espontâneo para a página – ou seja, ao contrário dos links patrocinados, você não precisa pagar por esses acessos.

No entanto, uma particularidade dessa estratégia é que ela traz resultados a médio e longo prazo, pois o tempo de existência da página é um dos fatores que o Google considera para posicionar, por exemplo.

Mas, ao mesmo tempo, depois que você consegue se posicionar bem, os resultados são muito mais duradouros. Você consegue se estabelecer no topo por bastante tempo, sem que seja necessário fazer investimentos em anúncios.

O SEO se divide em duas estratégias: o SEO On Page e o SEO Off Page.

SEO On Page

São os ajustes que podem ser realizados dentro do site. E isso inclui produção de conteúdo relevante, carregamento do site, URL, meta description, meta tags, usabilidade, design responsivo, entre outros aspectos. Todos esses aspectos influenciam o ranqueamento e, por isso, você deve otimizá-los.

SEO Off Page

Ao contrário do On Page, está ligado às atividades que são realizadas fora do seu site. Ainda que você não tenha total controle sobre essas ações, existem meios de fortalecer o SEO Off Page do seu site. Entre elas:

  • Link Building: é quando outras páginas inserem links recomendando o seu site. Ou seja, é quando você vira referência em algum assunto e tem autoridade suficiente para que outras marcas usem você como fonte.
  • Guest Post: ocorre quando você escreve conteúdo para outro site, a fim de obter visibilidade e, quem sabe, novos visitantes.
  • Ações de co-marketing: essas estratégias constroem relacionamentos com sites e blogs parceiros. Além disso, você também pode lançar materiais ricos em conjunto, a fim de aumentar sua base de Leads.

Conseguiu entender as diferenças entre SEM e SEO? Qualquer dúvida que ainda reste, faça seu comentário que a gente responde! 😉

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Ana Mendes

Ana Mendes

Jornalista se enveredando pelas áreas do Marketing Digital. Sonha um dia em resgatar todos os animais de rua.
Ana Mendes