Auditoria de conteúdo: tudo o que você precisa saber para alavancar os resultados do seu blog

Quando falamos de Marketing de Conteúdo, existe uma grande dúvida em relação ao que deve ser priorizado: Qualidade x Quantidade. E é bem provável que se você está iniciando a sua estratégia de conteúdo, já deve ter feito essa pergunta. 

A grande questão é que, por vezes, se pensa que quanto mais artigos um blog tem, maior será a atração de visitantes orgânicos. Porém, a quantidade não é mais um fator tão relevante se comparado a outros critérios

Produzir um conteúdo completo e bem estruturado a cada duas semanas, é melhor do que publicar com maior frequência materiais incompletos.

Se você já possui uma grande quantidade de artigos publicados, é nesse momento que surge a auditoria de conteúdo, algo tão importante para o Inbound Marketing. Afinal, por que publicar mais um artigo que pode ser esquecido em poucos dias pelos visitantes, se você pode utilizar esse tempo para melhorar os conteúdos já existentes?

Quer saber como fazer isso e ainda aumentar o tráfego no seu site? Então continue a leitura!

O que é uma auditoria de conteúdo

Auditoria de conteúdo nada mais é do que levantar informações de todos os artigos que já foram publicados no seu blog, organizá-las de um modo prático, e analisar o desempenho de cada um deles ao longo de determinado intervalo de tempo.

Assim, com todas as informações que você precisa em mãos, é possível avaliar os conteúdos que não estão gerando tráfego ao seu site e estruturar um plano de ação. 

A partir disso, você pode tanto otimizar esses materiais, juntar dois ou mais artigos com o mesmo tema, ou até mesmo excluí-los, caso eles não sejam mais relevantes ao seu negócio.

Tudo depende da análise e dos resultados que você vai encontrar.

Qual a importância de auditar os conteúdos do blog?

Existem vários motivos importantes para auditar os conteúdos do seu blog, mas o principal deles é evitar a canibalização de palavras-chave.

Calma que vou explicar!

Sabe quando você procura determinada palavra-chave no seu site e aparecem vários artigos que foram escritos para essa mesma keyword? 

Print da tela do google onde o usuário fez uma busca pela palavra-chave conexorama.com/marketingdigital

Nesses casos, o que acontece é que você está competindo com você mesmo, e o Google acaba não sabendo qual dos artigos deve posicionar.

Assim, ao mapear em quais casos isso pode estar acontecendo, você consegue centralizar todos os conteúdos para determinada palavra-chave num mesmo artigo, deixando ele ainda mais completo, e reforçando  ainda mais a autoridade da página.

Outro grande motivo para você considerar fazer uma auditoria no seu blog é estar de acordo com as melhores práticas de SEO. Todo ano surgem novas atualizações, mas uma coisa é certa: cada vez mais o Google prioriza os conteúdos que proporcionam uma boa experiência ao usuário.

Ao escrever conteúdos para o seu blog, você precisa levar isso em consideração. Utilizar de forma adequada as palavras-chave, proporcionar uma leitura agradável e escaneável, usar um título atrativo, além do seu site ser responsivo, ajudará a reter o usuário na página e, consequentemente, melhorar o seu SEO.

Consequentemente, melhorando o SEO, você melhorará o ranqueamento dos seus artigos e, com isso, conquistará mais tráfego. Todos esses resultados são a consequência de um conteúdo bem produzido. E a auditoria de conteúdo pode te ajudar a otimizar isso!

Como a auditoria de conteúdo funciona?

De forma prática, a auditoria de conteúdo envolve uma série de etapas, que vão desde a definição do objetivo, até a execução do plano de ação.

O profissional ou a equipe responsáveis por essa auditoria contam com a ajuda de planilhas e ferramentas para fazer a coleta e análise dos dados. 

Ao longo do processo, os responsáveis vão executando as ações e atualizando o status na planilha. Nessa etapa, pode ser que você precise da ajuda de outros profissionais, para avaliar os conteúdos e fazer as mudanças necessárias.

A seguir, saiba quais são essas etapas e o que você deve fazer em cada uma delas!

Passo a passo: como realizar uma auditoria de conteúdo

A auditoria de conteúdo não é um processo que ocorre da noite para o dia. Existem várias etapas até chegar ao resultado que você está buscando. Vamos a elas:

1. Faça um diagnóstico do seu site

Inicialmente, você precisa fazer uma análise geral do seu site para perceber como está o seu tráfego. Diminuiu, aumentou, ou manteve uma constante nos últimos anos?

E o SEO? 

  • Como está a indexação de palavras-chave?
  • Para quais palavras-chave o seu negócio está bem ranqueado?
  • Você tem subido posições?

Tudo isso é importante avaliar nesse primeiro momento, para que  você consiga ir para o próximo passo.

Nesta etapa, ferramentas como o Google Analytics e Semrush vão te ajudar a perceber o volume do seu tráfego, a evolução das keywords e quais artigos estão performando melhor.

2. Defina o objetivo e as métricas

No seu negócio, você precisa definir metas e objetivos para saber a direção que você está indo, certo?

Na auditoria de conteúdo não é diferente!

Tenha objetivos e métricas específicos e bem definidos para que você saiba se está atingindo os resultados esperados.

Com base no diagnóstico que você fez, fica mais fácil analisar o que você precisa dar prioridade.

Alguns dos principais objetivos são:

  • Melhorar a taxa de conversão: você consegue analisar o que pode estar impedindo as conversões do seu site, qual a chamada para ação você utiliza, qual o caminho que o visitante percorre até a conversão;

Aqui, a principal métrica a ser acompanhada é a taxa de conversão de cada uma das etapas do funil.

  • Aumentar o tráfego orgânico: se o número de visitantes orgânicos no seu site não tem aumentado muito nos últimos anos, vale você priorizar este objetivo. A otimização dos artigos, fará com que você melhore o posicionamento das suas keywords e receba mais tráfego.

Para isso, fique atento ao número de visitantes do seu site.

  • Otimizar o SEO: ao selecionar este objetivo, você consegue dar um foco maior às principais palavras-chave que você precisa melhorar, e otimizar os artigos para os quais as keywords foram trabalhadas.

Aqui, olhe para métricas como tráfego orgânico, ranqueamento de palavras-chave, usuários recorrentes, páginas por sessão e o tempo médio de permanência na página. Assim, você conseguirá ter uma ideia se o seu conteúdo está alinhado com a sua Persona.

Note que, invariavelmente, se você otimizar os conteúdos do seu blog para aumentar o tráfego orgânico, você também estará aumentando as taxas de conversão e melhorando o CTR do seu site. 

Um objetivo, de certa forma, está ligado ao outro, mas inicialmente foque naquele que você precisa melhorar com mais urgência.

3. Organize todo conteúdo publicado

Depois de entender como está realmente o desempenho do seu site, você precisa listar todos os artigos já publicados numa planilha, caso ainda não tenha.

Nela, precisam conter informações básicas, como: 

  • Tipo de conteúdo;
  • URLs;
  • Data de publicação;
  • Persona;
  • Estágio da jornada de compra;
  • Keywords;

Para te ajudar a coletar todas as URLs do seu site, você pode utilizar a ferramenta do Semrush de auditoria de conteúdo.

Depois de organizada, com todas as informações, você terá uma tabela semelhante a esta:

Planilha organizada com os conteúdos auditados

Com a ferramenta você consegue otimizar tempo, principalmente se já possui uma grande quantidade de artigos publicados.

4. Colete os dados necessários

Para que você possa analisar o progresso da sua auditoria de conteúdo, é preciso que você tenha os dados certos para comparar posteriormente.

Nesta etapa, você não precisa selecionar todos os dados que estiverem disponíveis, mas apenas os essenciais de acordo com o seu objetivo.

Aqui você também pode contar com a ajuda de ferramentas, como o próprio Semrush que você utilizou para coletar as URLs, ou o Google Search Console.

As principais métricas para adicionar na sua planilha são: 

  • Sessões;
  • Visualizações de página, 
  • Tempo médio de permanência na página, 
  • Taxa de rejeição;
  • Visitantes totais

Além dessas métricas, adicione também uma coluna de “status”para você controlar como está a otimização de determinado artigo, e “prioridade”, para que você saiba quais materiais deverá otimizar primeiro.

Uma questão importante é a data em que você vai fazer a análise e coleta de dados. Busque as informações dos últimos 3 meses, para servir de comparação.

Também evite períodos sazonais, como final de ano, pois isso interferirá nos resultados.

5. Analise os dados e desenvolva um plano de ação

De posse de todas as informações, agora chegou um dos momentos mais importantes da auditoria: analisar os dados e determinar quais conteúdos serão mantidos, otimizados, reaproveitados ou excluídos.

Para seguir este passo, recomendamos, inicialmente, as instruções feitas pela ahrefs:

Fluxograma de auditoria de conteudo

Diferentemente dos outros passos, nesta etapa é impossível escapar do trabalho manual.

Aqui, você precisará priorizar os artigos mais importantes, para serem otimizados primeiro, e decidir o que fará com cada um deles.

De uma forma geral, você pode:

  • Excluir artigos: para tomar essa ação, avalie bem a importância da keyword e do tráfego para o seu site. Se é um artigo que não gera tráfego qualificado, e não possui relevância para o seu negócio, você pode excluir e redirecionar a URL para um artigo condizente.
  • Manter artigos: caso seja um artigo com uma palavra-chave relevante, mas não está gerando tráfego, você pode optar por otimizá-lo. Já se for um conteúdo semelhante a outro, junte os artigos e redirecione para o mais completo. Aqui vale também adicionar imagens, vídeos e novos links internos para melhorar o SEO.

O mais importante para que esse processo flua é estabelecer um calendário, com prazos para cada ação. Conte também com o apoio de outros profissionais para avaliar cada conteúdo.

Como acompanhar os resultados da auditoria?

Depois de colocar em prática a otimização dos primeiros artigos, você pode analisar, uma vez por mês, o desempenho do seu tráfego no Google Analytics.

Lembre-se de anotar qual a data de publicação dos novos artigos, para que você possa estabelecer um novo marco na sua análise.

Além disso, também é interessante acompanhar semanalmente qual a posição das suas principais keywords, e notar a variação delas ao longo do tempo. Com isso, é possível observar qual o impacto da auditoria nesse ranqueamento.

Para isso, você pode utilizar a ferramenta Semrush, e ir registrando os resultados numa planilha, semana após semana.

Print da tela do SemRush onde é possível registrar os resultados e fazer o acompanhamento

Com que frequência esse trabalho é feito?

Ao longo de um ano, você pode fazer várias vezes esse processo, porque novas tendências surgem. O que antes funcionava, agora pode não funcionar mais, principalmente se o seu segmento for muito instável e suscetível a atualizações constantes.

Então, é importante ficar atento quando mudanças significativas acontecem para que você não fique com conteúdos desatualizados no seu blog.


A ideia é que você dê prioridade aos artigos mais importantes, e ir finalizando a otimização dos demais conteúdos ao longo do ano, de acordo com um calendário bem estruturado, para que esse processo não seja esquecido.

Lembre-se que a otimização é um processo constante ?.

Não se esqueça também de publicar novos artigos enquanto faz a auditoria, sempre avaliando a relevância dele para sua Persona!

E aí, pronto para começar a colocar em prática essas informações e auditar o conteúdo do seu blog? Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários abaixo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ERICA CINTRA MARIANO
ERICA CINTRA MARIANO
3 anos atrás

Vou ter que estudar muito , já que nem tenho conteúdo publicado. Não iria iniciar o conteúdo, sem saber o que envolve o Marketing digital além do Conteúdo. A minha dúvida é: como sou médica não posso dar o telefone e nem o endereço o que poderia fazer?

Ana Paula Agostini
Admin
3 anos atrás
Responder para  ERICA CINTRA MARIANO

Oi Erica! Não conhecemos em detalhes a legislação a respeito do Marketing para médicos mas, traçando um paralelo com o marketing para advogados, que também possui restrições, não há impedimento em fazer marketing de conteúdo, desde que não exista uma comunicação direta de captação de clientes. Seu público chegará até você pelo conteúdo e buscará mais informações de como entrar em contato com você.
Lembre-se: o objetivo do marketing de conteúdo é ajudar o seu público, e não deve ser focado em falar de você ou dos seus serviços. (;

Veja também:

Search
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x