A essa altura do campeonato você já sabe que o Marketing de Conteúdo é fundamental para o Inbound Marketing, certo?
Com tantas empresas investindo em reforçar sua presença no meio digital, é preciso de cada vez mais esforço e estratégia para conseguir que seu conteúdo tenha destaque e traga bons resultados.
Entretanto, muitas empresas ainda cometem os erros de principiante. Sendo um dos principais a publicação de conteúdo não original. ?
No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância do conteúdo original, único e de qualidade e por que ele é parte fundamental do Inbound Marketing. Confira!
O que você vai encontrar nesse artigo:
A importância do conteúdo original
Podemos definir o Marketing de Conteúdo como a distribuição de conteúdos de relevância para o público apropriado, com objetivo de gerar mais engajamento, contatos, um melhor posicionamento e aumento de vendas.
Além de ser uma forma de educar seu público, a publicação de conteúdo tem um papel fundamental na atração de visitantes para o seu site e na construção da sua autoridade online.
Eu te convido a pensar na seguinte situação:
Você está fazendo um orçamento para contratar um especialista de Marketing para a sua empresa. Visita o LinkedIn dele e vê vários textos publicados que demonstram o entendimento do profissional no assunto. Mas, por ventura, você descobre que ele não escreveu nenhum desses textos. Aposto que a imagem que você tem dele iria por água abaixo.
Agora pense no que seus potenciais clientes pensariam ao descobrir que os conteúdos que você publica não são originais?
Você pode pensar que publicar um conteúdo duplicado é melhor que não publicar nenhum, mas vale realmente a pena publicar um conteúdo não estratégico?
O plágio, além de pegar super mal (e ser crime), também é facilmente identificado pelos buscadores. Ou seja, um conteúdo copiado nunca chegará ao primeiro lugar da página de pesquisa.
Se você ainda não se convenceu de que vale a pena investir em produção de conteúdo original, quero falar de 4 grandes benefícios da produção de conteúdo original:
1. Melhores resultados orgânicos
Já mencionei antes, mas não custa reforçar: os buscadores estão mais do que treinados para identificar conteúdos duplicados e jogá-los lá para baixo nas páginas de resultados!
Não importa se você copiou o texto inteiro ou apenas um trecho, o Google vai descobrir.
Um conteúdo original garante à sua empresa as melhores chances em uma disputa pela atenção de visitantes qualificados e, ao trabalhar bem as técnicas de SEO, pode ajudar a alavancar (e muito) os acessos ao seu site!
2. Sua empresa como autoridade
Quem produz e publica conteúdo de qualidade passa a ser visto como uma referência no assunto pelo público que consome essas informações.
E ser reconhecido como especialista em seu segmento é algo que ajuda qualquer empresa, especialmente durante o processo de vendas. Você já ajudou a responder tantas dúvidas do seu futuro cliente que ele já confia em você.
3. Divulgação do seu conteúdo nas redes sociais
As pessoas procuram por informações únicas, relevantes e que atendam necessidades, como aprender sobre um determinado tema, encontrar um guia para consumidores ou apenas puro entretenimento.
Se o seu conteúdo está sendo importante para seu público ou está ajudando a solucionar alguma destas necessidades, são grandes as chances dessas pessoas compartilharem seu conteúdo através de suas redes sociais e, assim, aumentar o alcance da sua empresa e o engajamento com os consumidores e potenciais clientes.
A maior recompensa que sua empresa pode receber dessas plataformas são as pessoas valorizando seu conteúdo e divulgando-o por conta própria nas suas Redes Sociais.
4. Conquistar backlinks de outros sites
Um dos fatores que mostra a relevância do seu conteúdo – e aumenta as chances de um bom posicionamento na página SERP – é a conquista de links externos. Ou seja, outros sites linkando o seu conteúdo como uma referência.
Mas, cuidado! A troca de links artificiais é considerada black hat (a famosa trapaça). E a melhor forma de conquistar esses links naturalmente é produzir conteúdo original e de qualidade.
Como garantir que seu conteúdo seja original?
Agora que já falamos sobre a importância da produção de conteúdo original, é normal que a dúvida seja acerca de como garantir essa originalidade, afinal é comum que a produção do conteúdo seja feita por um redator terceirizado.
Para garantir o melhor resultado possível, existem 2 principais dicas:
1. Aposte em profissionais qualificados
Não importa se você conta com um redator interno ou com um redator freelancer, é importante que essa pessoa seja um profissional qualificado, que entenda sobre o segmento para o qual está escrevendo, além de ter conhecimento sobre regras de SEO.
2. Conte com ferramentas para identificar plágio
Para produzir um bom conteúdo, é natural utilizar referências e dados para embasar os textos. E, para garantir que seu conteúdo é realmente original, existem diversas ferramentas que podem detectar textos duplicados, como a Copydesk e Copyskape.
[Extra] Reciclando e reaproveitando conteúdos
Se você está se dedicando à sua estratégia de conteúdo, tenho certeza que você tem alguns conteúdos cuja boa performance se destaca. Mas você já pensou que esses conteúdos podem ir além?
Assim, você aumenta o ROI de um trabalho que custou tempo e esforço para ser feito.
Veja a seguir os benefícios de reaproveitar esses conteúdos:
Permite que você alcance inúmeros objetivos
Se você possui um conteúdo com uma boa performance em um canal, é possível que ele também desempenhe bem em outras áreas.
Talvez você tenha um artigo que está atraindo muito tráfego para seu website. Por que não convertê-lo em um vídeo ou um material rico para chegar em outros tipos de públicos?
Uma nova chance para conteúdos de menor sucesso
É natural que alguns conteúdos performam melhor que outros. No entanto, talvez não seja um problema do conteúdo em si.
Um eBook que não capturou tantos Leads para seu negócio talvez sirva melhor para atrair visitantes no formato de diversos artigos; ou vice-versa: uma série de posts que não renderam tanto no blog podem se tornar um eBook incrível, para atrair um grande volume de Leads.
Expande seu alcance em termos de canal
Seu público-alvo pode ter muito em comum, mas provavelmente eles se encaixam em preferências e estilos de aprendizado diversos.
Alguns aprendem melhor visualmente, outros preferem áudio. Uns gostam de números e métricas, outros preferem exemplos e analogias. Reutilizar conteúdo em diferentes formatos de mídia é uma excelente forma de expandir seu alcance nos diversos membros de seu público-alvo.
Permite que você mire no estágio de compra ideal
Nem todos de sua audiência estão no mesmo estágio da Jornada de Compra. Alguns que estão prestes a fazer uma compra podem estar procurando por conteúdos mais extensos para fazer uma decisão. Outros que estão apenas querendo conhecer seu negócio, desejam por conteúdos mais curtos, de fácil digestão. Ao invés de criar conteúdos diferentes para cada estágio, você também pode reutilizar o que está pronto.
E você, já trabalha com Marketing de Conteúdo? Tem algum comentário a fazer sobre o artigo ou o assunto em geral? Se você gostou, não deixe de compartilhar nosso post e continuar acompanhando nosso blog!
Conteúdos originais são importantíssimos também para se trabalhar os links internos do próprio blog, retomando temas que já foram abordados para dar base ao atual. E os links externos podem ser uma alternativa ao invés de se copiar ideias ou trechos de outros artigos. Sem contar que ambos colaboram demais para o ranqueamento da página. Adorei o artigo e as dicas.