Você já foi dar aquela conferida rotineira na sua caixa de e-mail e percebeu que havia uma pendência de leitura na aba de Promoção e, ainda mais incrível, era alguma oferta que te interessava?
Pois bem, aposto que você já deve ter interagido com algum tipo de anúncio patrocinado no Gmail e percebido que, quando expandido, ele se comporta como um e-mail comum, como se tivessem enviado algo para você no momento certo.
Este tipo de anúncio é uma das formas de alcançarmos a nossa audiência por meio de outro posicionamento além das redes sociais ou redes tradicionais do Google Ads. Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona a estratégia utilizando o Gmail Ads e como ela pode alavancar os seus resultados.
Não deixe de acompanhar a leitura e, se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários ao final do artigo!
O que você vai encontrar nesse artigo:
O e-mail e o Inbound Marketing
Que o e-mail marketing é uma das principais ferramentas utilizadas pelo Inbound Marketing, você já sabe, né?
Por meio dessa estratégia, conseguimos estabelecer um relacionamento com os Leads, além de acompanhar como anda o engajamento da nossa lista através de métricas claras e objetivas.
Além de uma ferramenta de relacionamento, também é possível conquistar novos Leads, ou até mesmo melhorar a geração de Oportunidades, através de envios segmentados e personalizados.
Mas engana-se quem pensa que o e-mail marketing é a única forma de impactar as pessoas em suas caixas de entrada!
Um posicionamento muitas vezes sub-explorado de anúncios são os Gmail Ads, anúncios entregues diretamente no e-mail do seu público!
E então, como funciona o Gmail Ads?
Os anúncios de Gmail são exibidos dentro da plataforma de e-mail do Google, o Gmail, tanto no aplicativo como na versão web. Eles ficam posicionados na parte superior da caixa de entrada, nas guias de Promoção ou Social, sendo identificado como se fosse um e-mail recebido e pode ser expandido ao ser clicado, salvo ou encaminhado.
Mobile:
Desktop:
Atualmente, as campanhas de Gmail podem ser criadas através do tipo de campanha Discovery no Google Ads.
E, neste tipo de campanha, você pode atingir os mais diversos públicos que deseja através de segmentações de público-alvo personalizado através das seguintes segmentações:
- IPúblico alvo-personalizado através de interesses;
- IPúblico-alvo personalizado através de intenção de compra;
- TPúblico-alvo personalizado através de termos de pesquisa que o usuário buscou no Google;
- UPúblico-alvo personalizado de usurários que navegam por determinados tipos de sites (aqui você pode inserir como fonte as URLs);
- UPúblico-alvo personalizado de usuários que usam determinados tipos de aplicativos;
- UPúblico-alvo personalizado de usuários que visitaram determinados lugares;
Além de:
- Remarketing com públicos que interagiram com a sua empresa ou semelhantes a eles;
- Ou Interesses e informações demográficas.
A construção deste tipo de anúncio segue as mesmas características dos anúncios responsivos de Discovery, com um card único ou carrossel (até 10 cards), contendo imagem, logotipo, títulos, descrições e definição de texto do botão com call-to-action.
É um tipo de campanha que tem como limitações a definição da meta (apenas com conversão), e estratégia de lances (apenas maximizar conversões), deixando o anunciante optar por fornecer o CPA (custo por aquisição) desejado.
Aqui fica a recomendação sugerida pela própria plataforma: adicione um orçamento pelo menos 10 vezes maior do que o valor que você tem como meta do custo por aquisição e espere até que sua campanha obtenha 40 conversões para realizar alterações das configurações.
Campanhas de Gmail no Display x Discovery
Anteriormente, as campanhas de Gmail eram criadas como campanhas de Display. Essas campanhas e anúncios criados através da Rede de Display antes da última atualização do Google, em 1º de Julho de 2021, passaram a ser somente leitura, sendo as novas criações incorporadas à campanha de Discovery.
As campanhas de Discovery são distribuídas nas plataformas do Google e alcançam mais de 3 bilhões de pessoas por mês ao redor do mundo, logo, os anúncios que são inseridos no novo formato de campanha conseguem atingir o seu público em todas as redes, seja na aba de Promoção ou Social no Gmail, feeds da página inicial e “Assistir a seguir” do YouTube, ou na seção Discover.
Apesar das campanhas anteriores estarem apenas como leitura, listamos aqui algumas diferenças na forma de configurações da campanha:
- Lances manuais: o anunciante tinha a oportunidade de inserir os valores de lances manuais, porém, com o novo formato, fica disponível apenas maximizar conversões;
- Dispositivos: a escolha do tipo de dispositivo para veiculação também não está mais disponível, assim, a inteligência do Google distribui da melhor forma de acordo com a experiência do usuário e interesses;
- Rotação de anúncios: a opção também não está disponível, assim, a plataforma realiza a rotação automática de acordo com a performance;
- Vídeo: no formato de Discovery podem ser inseridas apenas imagens estáticas;
- Customização através de HTML: muitos anunciantes utilizavam este tipo de formatação para entregar uma melhor experiência para o seu público, porém, a partir do novo formato, este tipo de customização não está mais disponível.
Avaliando os resultados da sua campanha
As principais métricas para avaliar se sua campanha está sendo bem sucedida são:
- Engajamento (primeiros cliques em anúncios no Gmail que geram cobrança);
- Taxa de engajamento (cliques por número de exibições);
- Custo médio por engajamento – CPE (custo médio, dividido pelo número de engajamentos).
Essas métricas são colunas que podem ser adicionadas no relatório das campanhas de Discovery dentro do próprio Google Ads.
Quando aliar o Gmail Ads com a estratégia de inbound marketing?
Vimos as diversas segmentações que podemos utilizar ao configurar uma campanha de Discovery que irá veicular os anúncios dentro da plataforma do Gmail, correto?
Imagine aliar a comunicação com o seu público não só através da sua base de Leads, mas ampliar seu alcance de forma assertiva e ainda com objetivo direto de conversão?
Incluir os anúncios de Gmail em sua estratégia de Inbound Ads pode ser uma ótima forma de conquistar novos Leads altamente qualificados e, melhor ainda, que você sabe que poderá se comunicar posteriormente por e-mail, uma vez que eles já provaram seu engajamento com o canal.
Agora está na hora de você colocar em prática e alcançar melhores resultados através do Gmail Ads!
Se você tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários abaixo, combinado?
Artigo muito bom! Parabéns 😀