Alguma vez você já se perguntou se investir no Marketing Digital da sua empresa realmente vale a pena? Para te ajudar a responder essa pergunta, gostaria de que você colocasse em perspectiva todos os acontecimentos que estamos vivendo ultimamente.
Já pensou se a pandemia causada pelo Coronavírus tivesse acontecido há 20 anos atrás?
Imagina todo mundo confinado, em uma época em que o acesso à internet banda larga discada tinha recém-chegado aqui no Brasil e chegava a apenas 3% da população?
Um mundo em que o contato mais próximo que tínhamos com as empresas eram as propagandas nos intervalos dos programas de TV…
Sem dúvidas, seria muito mais difícil para os negócios inovarem em sua forma de vender e em se comunicar com seus clientes.
Hoje, temos a internet a nosso favor. O acesso é mais fácil, com planos de internet móvel acessíveis e, mais do que isso, presente em todos os aspectos das nossas vidas: Lazer, trabalho, compras (de praticamente qualquer produto), comunicação, e até mesmo para fazer exercícios.
E atualmente, esse modelo de consumo por produtos e serviços se intensificou e ficará cada vez mais enraizado!
Por conta dessa evolução, que impulsionou diferentes maneiras de busca e de compra, a resposta é: Sim! O Marketing Digital pode funcionar para qualquer empresa. Mas vamos falar mais sobre isso a seguir!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Mas, afinal, o que é Marketing Digital?
Marketing Digital é uma daquelas coisas que falamos muito, mas temos um pouco de dificuldade de definir.
De forma bem resumida, ele é um conjunto de estratégias e ações no meio online, com o objetivo de cativar e atrair seu público e alcançar novos clientes para seu negócio de maneira eficiente. (E, antes que você pergunte, o Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing Digital).
E se você está pensando: “mas meu segmento é muito específico” lembre-se que, atualmente, somos mais de 68% de brasileiros com acesso à internet, por isso, com certeza seu público estará presente de alguma forma no mundo digital. O que você precisa encontrar é a melhor forma de chegar até ele.
Qual a diferença do Marketing Digital para as mídias tradicionais?
Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de direcionamento, para atingir exatamente quem você busca atingir – suas Personas.
Pense comigo: se você faz um anúncio em um canal de grande alcance, pode até limitar quem vai ter acesso a esse comercial geograficamente falando, mas irá falar com pessoas de todas as idades ou profissões.
Já com uma estratégia de conteúdo bem estruturada, será capaz de atrair exatamente as pessoas que estão procurando pelo que você vende. Com isso, o seu ROI tende a ser maior, uma vez que o investimento é muito mais eficaz.
E ainda, o uso do Marketing Digital te permite acompanhar seus resultados diariamente, permitindo que você recalcule sua estratégia para otimizá-los com maior agilidade.
Como começar a fazer Marketing Digital
O primeiro passo dessa jornada é, sem dúvida, construir o seu Plano de Marketing Digital. É através dele que você irá conhecer em detalhes suas Personas e como ocorrem suas Jornadas de Compra, além de analisar seus concorrentes e traçar seus objetivos de Marketing Digital.
Durante esse planejamento, você irá traçar sua própria estratégia de Marketing, mas vale conhecer uma das principais metodologias de Marketing Digital: o Inbound Marketing.
O Inbound tem como objetivo principal posicionar sua empresa como autoridade no assunto, e vender através de um funil bem definido.
Por muito tempo, teve de “brigar” por espaço com a estratégia de “Outbound Marketing”, ações de marketing mais tradicionais, como propagandas em jornais, revistas, outdoors, quando na verdade, ambos podem atuar juntos na busca de maiores resultados.
No Inbound Marketing, também existe a possibilidade de utilizar outras estratégias como disparos de e-mails marketing, uso de mídias sociais e publicidade paga. Trabalhar diferentes canais é uma forma de ampliar seu alcance, e pode fazer muita diferença no processo de geração de leads e relacionamento contínuo com eles.
Ainda, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito importante do Marketing Digital, e é um dos pilares do Inbound Marketing, com o objetivo de construir o posicionamento estratégico da marca, através da criação e distribuição de conteúdo de valor, relevante e constante.
Durante o Planejamento de Marketing Digital é interessante analisar quem será o responsável por tornar isso possível.
Como decidir quem ficará responsável pelo Marketing?
Se especializando para cuidar do próprio Marketing
Se você for o dono da empresa e decidir se especializar no assunto, poderá ter mais autonomia, conhecimento e segurança na tomada de decisão.
Entretanto, lembre-se: são vários canais, que precisam de cuidado constante. O que parece mais rápido no início (por não depender de terceiros), pode se tornar muito trabalhoso com o tempo.
Além disso, esse processo de especialização poderá levar bastante tempo, que poderia ser aproveitado investindo na gestão de outras áreas do seu produto ou serviço.
Se essa for sua escolha, não se esqueça de buscar apoio também em cursos. Eles irão ajudar a acelerar sua curva de aprendizado!
Existem desde opções gratuitas (como o Analytics Academy, que traz treinamentos sobre o Google Analytics) até opções pagas, dos mais variados assuntos (como o RD Hacks, um treinamento completo sobre o RD Station).
Estruturar um departamento de Marketing
A escolha da contratação de um especialista em marketing, ou até mesmo da formação de um departamento de marketing interno, pode trazer como benefícios a retenção dos conhecimentos e as ferramentas internamente, desenvolvendo uma estrutura organizacional mais flexível.
Porém, essa escolha demandará um alto custo de encargos trabalhistas, além de não contar com uma infraestrutura prévia de marketing, o que talvez possa ser difícil gerenciar e encontrar os talentos que se adaptem a esse cenário.
Contar com uma agência de Marketing Digital
Se decidir pela contratação de uma agência, você poderá contar com uma equipe especializada, preparada para auxiliá-lo na implementação dos processos de marketing necessários. Além disso,terá acesso imediato a todas as ferramentas, tecnologias, estratégias e recursos, assim como receberá relatórios mensais com análises estratégicas e insights sobre seu negócio.
E, mesmo com uma agência, você (ou o responsável pelo Marketing da sua empresa) pode continuar no comando, aprovando as ações propostas.
Funciona para todo mundo?
Uma vez que o Planejamento de Marketing Digital precisa ser feito de forma específica (ou seja, voltado para a realidade do seu mercado e da sua empresa), ele pode sim funcionar para todo mundo.
Mas, é importante lembrar, Marketing Digital é uma construção constante. Através dele, sua empresa pode crescer, mas pode te levar para o caminho contrário se não houver investimento em estratégias consistentes, ou se for planejado apenas repetindo passos de terceiros.
Algumas armadilhas podem acabar desviando o foco do negócio… É preciso estar atento às métricas corretas para apurar os resultados: métricas de vaidade, como número de cliques, curtidas, seguidores, não definem se seu negócio está tendo sucesso ou não.
Para terminar, o avanço da internet, da tecnologia, e o cenário de pandemia iniciado em 2020 acelerou ainda mais o processo de integração do mundo digital com o marketing das empresas. Atualmente, ter uma presença online já não é mais uma opção, é questão de sobrevivência.
Por isso, começar a desenvolver estratégias de Marketing Digital no seu negócio é urgente e necessário, sempre tendo em mente o fato de que o Marketing Digital da sua empresa vai funcionar se você apresentar e executar estratégias consistentes e bem planejadas.
Espero que este artigo tenha te ajudado a entender melhor se o Marketing Digital pode fazer parte das estratégias da sua empresa! Caso tenha alguma dúvida, é só deixar nos comentários!