Em uma campanha de Ads focada em Inbound Marketing, o objetivo principal é gerar um bom volume de Leads Qualificados e, consequentemente, conseguir mais oportunidades de vendas.
No artigo de hoje, vamos entender como utilizar uma das funcionalidades de análise do RD Station, a análise de canais, para que ele auxilie diretamente nas otimizações das suas campanhas de Ads.
Chamamos essa estratégia de “método tubo pasta de dente”, e já vamos te mostrar por que. Continue comigo!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Como fazer otimização de campanhas de Ads focado em Inbound Marketing?
Quando se trata de mídia paga, em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, e LinkedIn Ads, estamos lidando com ferramentas que podem impactar muito no desafio de atração de visitantes com o objetivo da conversão em Leads.
Já abrimos os detalhes sobre como montar uma estratégia de Ads em Inbound Marketing mas, de forma resumida, podemos dizer que as campanhas devem ser direcionadas de acordo com o objetivo do seu Marketing, podendo ser campanhas de topo, meio ou fundo de funil.
Em um primeiro momento, muitos gestores ficariam satisfeitos com bons volumes de Leads a um baixo custo. Porém, depois de todas as campanhas configuradas, vem sempre a pergunta: “e aí, dá para melhorar?”
A resposta é: sim, é possível otimizar as campanhas para que resulte em mais Leads Qualificados. Porém, para conseguir isso é necessário sacrificar parte das conversões dessa base em detrimento de melhores resultados.
O efeito pode ser descrito como espremer um tubo de pasta de dentes na sua base empurrando seu conteúdo para a ponta e assim, fazer render mais Leads Qualificados. Aí que se explica o nome do método que vai no título deste artigo.
O método “tubo de pasta de dente” e como configurá-lo
O método “tubo de pasta de dente” nada mais é do que identificar de onde estão vindo seus Leads Qualificados e conseguir extrair até a última gota de resultado desse canal ou campanha.
O primeiro passo, identificar de onde vêm seus Leads Qualificados, é algo fácil de se obter no relatório da análise de canais, para identificar as origens com melhor desempenho.
A tática mais simples, nesse caso, é investir a maior parte da verba no canal ou rede que atrai mais qualificação, seguindo a lógica do Bullseye Framework. Mas vamos dar um passo além.
A princípio, o relatório do RD não mostra qual campanha de origem do Lead como Google e Facebook Ads de forma automática. Para fazer isso, você precisa trabalhar com a configuração de valores UTM (Urchin Tracking Module ou Módulo de Rastreamento Urchin).
Ou seja, para que o RD Station reconheça que uma visita ou um Lead vieram pela busca paga, ou por uma campanha display, por exemplo, o link utilizado nos anúncios deve ser codificado.
Sempre que precisar criar uma UTM, conte com o auxílio do Criador de URLs.
Todas as informações são importantes, mas destacamos aqui o preenchimento de “source”, “medium”, “campaign” e “term”.
Para que o RD identifique que veio de campanha paga, o medium precisa ser “cpc” e, para identificarmos a origem da mídia paga, precisamos que ela esteja escrita em “source”.
Já “campaign” estará na nossa tela de Análise de Canais pelos filtros das mídias que a ferramenta já terá identificado no passo anterior e “term” irá nos ajudar a verificar as palavras-chaves, também na tela de análise.
Depois disso, você precisa realizar os seguintes passos fora do RD Station:
- Acesse sua conta Google Analytics;
- Clique em “Administrador” no canto inferior direito para abrir a interface administrativa;
- Escolha a conta e a propriedade;
- Clique em Configurações da propriedade;
- Marque a caixa de seleção “Permitir que a codificação manual (valores UTM)” substitua a codificação automática (valores GCLID);
- E clique em Salvar.
Com essa ação, o RD Station identifica a origem do Lead em seu relatório. Logo, da mesma maneira que se pode investir mais nos canais de melhor rendimento é possível identificar exatamente quais campanhas ou grupos de anúncios trazem mais Leads Qualificados para sua base.
Aqui vale o reforço: garanta que todos os links de todos os anúncios estarão com a UTM em sua composição.
Onde verifico as métricas para fazer as otimizações das campanhas?
Certo! Já temos tudo configurado, e agora?
Bom, essa é a melhor parte! Vamos acessar a análise de canais dentro do RD Station, no menu “Analisar”.
Aqui, podemos selecionar se desejamos verificar todos os canais, um canal de mídia paga em específico ou palavras-chaves de campanhas. Além de selecionar quais conjuntos de métricas do funil que desejamos ver e também o período de análise.
A ferramenta nos permite visualizar a curva de acordo com a semana, dia ou mês e, logo abaixo, temos os resultados a partir de cada canal:
Aconselhamos a verificação de mídia a mídia, no filtro falado anteriormente, para que você tenha certeza de uma avaliação correta e utilização do nosso método falado neste artigo.
Porque vale usar o método no seu Inbound Marketing?
Usar esse método para otimizar sua campanha de Inbound Marketing não é algo para resultado imediato. O ideal é que você comece a usar essas configurações desde o início da sua atuação em Ads e, ao acumular aprendizado, possa identificar suas fontes de Leads Qualificados para fazer os ajustes de investimentos necessários e melhorar seus resultados.
Utilizar o método ajudará você a entender o quanto o Google, Facebooks, ou outras ferramentas de anúncios online realmente impactam na aquisição de Leads. Além disso, ter esses dados precisos facilitará quando você quiser saber que campanha trouxe um contato quente para sua equipe comercial.
É válido comentar que, para que essa avaliação sobre o impacto em Leads Qualificados seja fiel, é necessário que você esteja usando o RD Station corretamente.
Em outras palavras, não adianta saber qual canal trouxe o Lead se você não estiver registrando que Lead é Qualificado, ou Oportunidade ou realmente fechou um vendas, no seu RD Station.
Será o cruzamento do canal de origem (sem falhas na informação) com o registro correto do Funil de Vendas no RD Station que fará a diferença para você saber onde intensificar os seus investimentos em Ads de modo que impactem diretamente no crescimento de clientes para sua empresa.
E você, já usou essa funcionalidade de análise de canais no RD Station? Deixe seu comentário!