Unbound Marketing: entenda o conceito, a prática e as vantagens

Se você estuda marketing digital, com certeza, em algum momento, se deparou com discussões e questionamentos sobre o que é melhor: inbound marketing ou outbound marketing?

E se você realmente é um estudante dessa área, sabe muito bem que não existe uma resposta 100% certa para essa pergunta. 

Por outro lado, você já pensou em uma forma de unir essas duas metodologias? 

É exatamente sobre isso que se trata o Unbound Marketing, uma metodologia criada em 2018 e que une em uma mesma estratégia os métodos do Inbound e a visão do Outbound. Tudo isso para otimizar a entrada de Leads em um funil de vendas, engajá-los e convertê-los. 

Quer entender um pouco mais sobre o Unbound Marketing e como você pode aplicá-lo em sua estratégia? Então, siga comigo!

O que é o Unbound Marketing?

De maneira simplificada, podemos dizer que o Unbound Marketing é uma mistura de estratégias de Inbound e Outbound Marketing. Mas não é apenas isso! 

Uma das principais características do Unbound Marketing é que essa metodologia utiliza de métodos de neuromarketing e storytelling para fazer com que o potencial cliente caminhe pela Jornada de Compra.

Outro fato importante é que o intuito do Unbound não é apenas a conversão em vendas, mas também transformar clientes em promotores da marca, o que implica em uma aceleração da geração de resultados, acompanhada de um crescimento da empresa, reforçando a percepção do mercado a respeito da mesma.

Para isso, o Unbound se baseia no conceito de ZMOT (Zero Moment of Truth, ou Momento Zero da Verdade). Quer entender um pouco mais sobre o ZMOT? Então continue sua leitura!

Teoria ZMOT

O ZMOT é uma teoria criada pelo diretor de Vendas e Serviços do Google, Jim Lecinski, e que mostra que tudo começa por um estímulo, e, a partir dele, as pessoas começam a buscar por algo. 

Para entender um pouco mais sobre o ZMOT, basta se lembrar de que forma você fez alguma de suas últimas compras. 

Geralmente, ouvimos a indicação de um amigo ou vemos uma postagem em uma rede social e, em seguida, fazemos uma pesquisa no Google sobre o produto ou sobre a marca.

Esse é o Momento Zero. E a partir dele você irá percorrer uma espécie de jornada até a finalização ou não desta compra.

Infográfico que mostra o Zmot ou Momento Zero no Unbound Marketing

A partir do momento em que uma pessoa se mostra de fato interessada em adquirir aquilo pelo qual foi impactada, em converter e se aprofundar, chega-se ao First Moment of Truth (FMOT), ou primeiro momento da verdade. 

Ao realizar uma compra com base na pesquisa inicial, essa mesma pessoa chega então ao Second Moment of Truth (SMOT – Segundo Momento da Verdade), que é quando ela tem uma experiência própria, e está pronta para dar um feedback para sua comunidade próxima.

Já o chamado Last Moment of Truth (LMOT – Último Momento da Verdade) é quando essa pessoa de fato compartilha sua experiência, seja positiva ou negativa, em forma de conteúdo nas redes sociais.

E são justamente esses conteúdos que se transformam em novos estímulos para que todo o processo volte a acontecer com pessoas diferentes.

Como você pode perceber, o ZMOT é uma jornada muito parecida com um funil, que se inicia exatamente com um estímulo, passando por reconhecimento e se estreitando até chegar a conclusão da venda e o compartilhamento de uma experiência.

Mas o que a Teoria ZMOT tem a ver com Unbound Marketing?

A Teoria ZMOT  é, na verdade, a base de uma estratégia de Unbound Marketing efetiva.

Isso acontece pois em cada uma das etapas do ZMOT são utilizadas técnicas (tanto de Inbound quanto de Outbound marketing), e todas elas com o mesmo objetivo: estimular o usuário a descobrir um produto ou serviço e, é claro, converter vendas. Veja só:

  1. Estímulo: ocorre quando o usuário tem o primeiro contato com a marca, seja porque ele viu em alguma rede social ou mídia, ou por indicação de terceiros
  2. ZMOT: o momento em que esse usuário faz a primeira pesquisa
  3. FMOT (Primeiro Momento da Verdade): é o momento em que esse usuário realiza uma ação, que pode ter sido estimulada por uma estratégia de Inbound ou Outbound, como por exemplo: preencher um formulário, assinar uma newsletter, e até mesmo finalizar uma compra.
  4. SMOT (Segundo Momento da Verdade): é quando o cliente utiliza o produto ou serviço e estabelece um relacionamento com a marca.
  5. LMOT (Último Momento da Verdade): é nesta etapa que, o cliente, ao se fidelizar ao produto ou serviço, passa a divulgá-lo de forma espontânea ou a partir de determinados incentivos.

Jornada Onlife: o que mudou?

Com a tecnologia cada vez mais onipresente no nosso dia a dia, entender o comportamento do consumidor e qual a melhor forma de impactá-lo e atraí-lo tem se tornado cada vez mais desafiador.

Pense só: quanto tempo você passa diariamente em suas redes sociais? Durante esse tempo, por quantas marcas você é impactado? E mais: quais delas você se lembra no final do dia?

Pois é, apesar de termos mais acesso ao nosso público, impactá-lo de forma efetiva acaba sendo o grande desafio de marcas e influenciadores.

Por isso, um dos princípios do Unbound Marketing é compreender como as pessoas consomem informações durante o seu dia e quando isso de fato ocorre. E para isso, é preciso mapear os pontos de interação das Personas e quando elas interagem com cada um deles.

Veja por exemplo:

João é um engenheiro que vai para o trabalho de carro. Nesse momento ele costuma ouvir podcasts sobre tendências para soluções de gerenciamento em obras. Quando chega em casa, João acessa suas redes sociais, muitas vezes de forma despretensiosa, mas costuma ser impactado por conteúdos e anúncios do setor.

E sabendo sobre essa rotina do João, o desafio se torna criar uma comunicação eficiente e direcionada para impactá-lo positivamente nesses momentos-chave.

O papel das redes sociais no Unbound Marketing

Que as redes sociais têm uma importância cada vez maior no nosso dia a dia não é novidade para ninguém. Segundo dados do Social Media Trends de 2019, 96,2% das pessoas que acessam a internet estão em alguma rede social.  

No entanto, ao adotar a metodologia de Unbound Marketing, as redes sociais acabam ganhando ainda mais importância, e se tornam o principal meio de comunicação entre marca/serviço e consumidor.

É nas redes sociais que os consumidores criam um “espaço de confiança”, onde compartilham informações e indicações de produtos e serviços que impactam sua rede de contatos.

Por isso, estar nas redes sociais conversando com seus potenciais clientes de forma estratégica – utilizando ações de Inbound e Outbound – é fundamental para gerar valor e estar na memória desse público.

 


Help, Hub e Hero: conteúdo multifuncional

Como você já pode perceber, o marketing de conteúdo tem uma importância muito grande no sucesso da metodologia de Unbound Marketing.

E para compreender melhor como utilizar a estratégia da melhor forma, divide-se o conteúdo do Unbound em 3 fases. São eles:

  • Help: Como o próprio nome já diz, é um conteúdo que tem como função ajudar o leitor. É voltado para o Inbound Marketing e, geralmente, utilizado nas fases iniciais da jornada.
  • Hub: Mais específica e segmentada, essa fase busca impactar a Persona com estímulos de mídia paga, auxiliando na conversão daqueles que já tiveram contato com a marca/produto.
  • Hero: Nesta fase são trabalhados conteúdos ainda mais específicos, focados no cliente e com o objetivo de fazer com que eles se tornem promotores da marca.

Em resumo, ao trabalhar o marketing de conteúdo com base nessas três fases, a estratégia de Unbound Marketing percorre as cinco etapas desejadas:

  1. Awareness ou descoberta do produto/serviço/marca
  2. Descoberta ou Primeiro Momento da Verdade, quando a Persona inicia uma “conversa” com a marca
  3. Ação ou decisão ativa da Persona
  4. Experiência própria ou Segundo Momento da Verdade, quando a Persona se torna cliente
  5. Experiência compartilhada, que é quando o cliente, impactado pelos conteúdos e também como resultado da entrega, se torna promotor da marca.

Benefícios de se investir no Unbound Marketing

Como já citamos anteriormente, a jornada do consumidor se tornou ainda mais desafiadora com a chamada jornada Onlife. E a metodologia do Unbound Marketing chega como uma forma de aproveitarmos melhor esses novos hábitos de consumo. 

Mas os benefícios do Unbound vão além disso. Confira alguns bons argumentos para que você invista nessa metodologia:

  • Romper a barreira entre Inbound e Outbound Marketing com a ajuda das redes sociais;
  • Aumentar o reconhecimento da sua marca, produto ou serviço;
  • Melhorar a quantidade de conversões e qualidade de Leads (que já chegam com informações prévias e comprovadas por sua rede de contato);
  • Fidelizar clientes através de experiências encantadoras e marcantes;
  • Aumentar a integração entre Marketing e Vendas, integrando Inbound e Outbound em uma mesma estratégia;
  • Aumentar a presença no digital sem perder a força no offline.

E então, sua empresa está pronta para o Unbound Marketing? Compartilhe conosco sua visão sobre essa metodologia e de que forma ela pode te ajudar a alcançar melhores resultados!

Banner "Conquistamos um ROI de 174% com ações de marketing digital, confira o case"
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também:

Search
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x